Publicação em destaque

granola caseira

A diferença entre a granola e o muesli é que a granola é tostada, cozinhada. Pode-se fazer granola a partir de muesli adicionando óleo (ou a...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

pudim de laranja

Até hoje, nunca tinha feito pudim. A curiosidade surgiu quando encontrei, na TeleCulinária Especial Robot de Cozinha de Abr'13, um pudim de citrinos com aspecto delicioso. Aproveitei uma ida recente ao Algarve para comprar laranjas (numa daquelas bancas à beira da estrada nacional). Mas, após ler a receita toda, fiquei imensamente intrigada ao saber que os pudins se cozem no forno em banho-maria. Andei a investigar e questionar e encontrei uma dica fantástica e também obtive respostas às minhas duvidas no fórum. Comprei uma forma não muito grande para caber na Varoma (e ainda encomendei ramequins para futuras experiências).
Alterei ligeiramente a receita (porque, entre outros detalhes, não se coze leite a mais de 90º C na Thermomix Bimby) e fiz o meu primeiro pudim.






Ingredientes:
casca de 2 laranjas
300g de açúcar
500g de leite
50g de manteiga
8 ovos
1000g de água
caramelo líquido qb
papel vegetal
papel de alumínio

Preparação:
Colocar no copo as cascas juntamente com o açúcar e pulverizar 15 seg/ vel 9.
Adicionar o leite e a manteiga e programe 8 min/ 90º C/ vel 2. Juntar os ovos e mexer 15 seg/ vel 3.
Untar uma forma (ou várias) com caramelo líquido (ou faça o seu caramelo) e forrar a Varoma com papel vegetal. Verter o preparado para a forma e colocar a forma na Varoma tapada com papel de alumínio.
(Não é necessário lavar o copo mas ainda assim passei-o por água.)
Deitar a água no copo e colocar a Varoma com a forma de pudim e respectiva tampa por cima (da forma). Programar 45 min/ Varoma/ vel 1. (Recomenda-se não abrir a tampa da Varoma durante a cozedura para não perder vapor.)
Deixar arrefecer completamente antes de desenformar.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...