quinta-feira, 30 de maio de 2013

omelete ao vapor

Uma das primeiras coisas que se aprende a fazer na Thermomix Bimby é a omelete. Aprendi no dia que a recebi em casa e fiquei agradavelmente surpreendida com a sua leveza. Claro que, nesse dia, a omelete estava a ser feita no tabuleiro da Varoma enquanto a sopa cozia no copo.
A omelete pode ser também um prato de aproveitamentos, como foi o caso.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

eventos | 83ª Feira do Livro de Lisboa

Aproveitei para ir à Feira do Livro durante a semana para evitar as enchentes. Assim pude passear e procurar calmamente a ver se encontrava livros que me agradassem. Voltei para casa carregada e muito feliz por ter comprado aquele que há anos queria comprar: o Livro de Pantagruel. Claro que trouxe outros mas o Livro de Pantagruel foi o principal motivo que me fez deslocar até à Feira do Livro.



Assim a minha estante de livros de culinária começa a ficar mais composta.



(Um dia destes, actualizo ali a página com todos os meus livros de culinária.)

terça-feira, 28 de maio de 2013

pudim de morango com cuajada

Tenho tido curiosidade de me aventurar nos pudins e igualmente sobre a cuajada. Como tenho imensos morangos congelados, raptei a forma Mágica da Tupperware à minha mãe e resolvi experimenta esta receita de pudim de morango com cuajada da Patrícia Nascimento do blog Côco & Baunilha. A receita da Patrícia já é uma adaptação de uma receita do Forum Bimby.







Ingredientes:
Coulis
500g de morangos
150g de açúcar (amarelo)
10 colheres (sopa) de água
Pudim
3 pacotes de cuajada
200ml de leite 
3 pacotes de natas (podem ser light)
1 lata de leite condensado




Preparação Thermomix®:
Comece por limpar os morangos e reservar alguns para a decoração. 
Colocar os restantes no copo juntamente com o açúcar e a água. Programar 15 min/100º/vel.2. Coloque o cesto por cima ao invés do copo medida para minimizar o risco de salpicos. No final do tempo programe 20 seg/vel7. Reserve.





Depois, sem lavar o copo, colocar os restantes ingredientes (natas, cuajada, leite e leite condensado) e programar 15 min/90º/vel 4. No final do tempo, programar a bimby na vel. 2 e ir juntando o coulis de morangos (reservar um pouco para a decoração). 
Quando estiver tudo misturado, despejar para uma forma (de silicone) e levar ao frio para solidificar. Quando estiver completamente solidificado, desenformar e decorar a gosto com os morangos e o restante coulis.





Cuajada
Cuajada (milk curd) cheese product. Traditionally it is made from ewe's milk, but now it is more often made industrially from cow's milk. It is popular in the north-eastern regions of Spain (Basque CountryNavarreCastilla y LeónLa Rioja).Cuajada is usually served as dessert with honey and walnuts or sometimes sugar, and, less often, for breakfast with fruit or honey. Raw warmed milk is mixed with rennet or with plant extracts and left to curdle. It was traditionally made in a wooden recipient called a kaikuand heated with a red-hot poker, giving it a distinct faintly burned taste. Cuajada means 'curdled' in Spanish. In Basque, it is called mamia.A similar product named coalhadaPortuguese for 'curdled', is found mostly in Brazil, especially in rural areas, where traditional recipes are more common. It is made from curdled milk (specifically from putting acidic plant-based substances such as lemon juice, other citrus juice or vinegar on boiled milk, mainly those of cattle or goat) and yogurt. Recipes vary but usually contain sugar and/or fruit juices for sweetness.




tempo de preparação: 30 min
dificuldade: **
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: morangos


Siga-me aqui:

sopa de grão com espinafres

Andava cheia de vontade de comer uma sopa de grão e eis que encontrei uma receita no Mundo de Receitas Bimby do livro A Todo o Vapor
O único inconveniente de fazer esta sopa é o barulho quase ensurdecedor ao pulverizar o grão seco mas, como são só 30 seg, supera-se. A única alteração que fiz na receita foi acrescentar 50g de abóbora.
Será a minha contribuição para o Movimento 2as Sem Carne. Apesar de já não ser Segunda-feira, será para a refeição sem carne da semana.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

arroz de cenoura com ervilhas

Hoje, para almoço, fiz uma variação do arroz de cenoura que ficou delicioso.



Ingredientes:
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura grande
200g de ervilhas congeladas
40g azeite
(até) 350g arroz (vaporizado)
800g água
1 caldo de legumes (usei 1 colher de sopa do caldo de legumes caseiro)

Preparação Thermomix®:
Colocar no copo a cebola, o alho, a cenoura e o azeite e picar 5 seg/vel 5.
Refogar 5 min/ Varoma/ Vel 1. Colocar as ervilhas congelados no cesto e, por cima, o refogado. Reserve. 
No copo, colocar a água e o caldo de legumes. Introduzir o cesto e depositar o arroz por cima do refogado. Programe xx min/ 100º C/ Vel 3.
Durante a cozedura, mexa o arroz com a espátula para o soltar e misturar com o refogado e as ervilhas.
Terminado o tempo, coloque o arroz numa travessa e sirva.



Os tempos de cozedura do arroz dependem do tipo de arroz utilizado:
- arroz agulha: 20 min
- arroz vaporizado: 25 min
- arroz carolino: 17 min
- arroz basmati: 17 min
- arroz integral: 45 min (em 1000g de água em vez de 800g).


orange curd

Ontem fiz orange curd seguindo a receita da Patrícia do blog Côco e Baunilha mas o meu curd não ficou tão bonito como o dela. Nestas coisas, a Patrícia é inigualável. Todo o blog dela é perfeito, as fotografias magníficas e as receitas de fazer crescer água na boca.
Ao invés de usar amido de milho Maizena, usei amido de milho Espiga e tenho notado que o resultado é diferente do da maizena. Parece que solidifica mais que a maizena. Portanto, vou voltar a comprar Maizena em vez de me pôr a inventar (ou aprender a dosear a Espiga).




Ingredientes:
2 laranjas biológicas (150ml de sumo)
80g a 100g de açúcar (consoante a acidez)
50g de manteiga
2 ovos
Essência de baunilha (opcional)
1 colher (sopa) de amido de milho

Preparação Thermomix®:

Colocar no copo o sumo, o açúcar, os ovos, a essência e o amido de milho e misturar uns segundos na vel. 4-5. Juntar a manteiga e programar 10min / 90º /vel.4. Colocar num frasco, deixar arrefecer e conservar no frigorífico.

Preparação Tradicional:

Numa tigela, bater os ovos com o açúcar, juntar o sumo, a essência e a maizena e misturar bem. Juntar a manteiga e levar ao lume em banho-maria, mexendo sempre até engrossar. Colocar num frasco, deixar arrefecer e conservar no frigorífico.





sábado, 25 de maio de 2013

batata gratinada com bacon e ervilhas

Partindo desta receita da Thermomix Bimby Brasil, criei uma nova receita de batata gratinada. Diminuí o tempo de cozedura da batata porque 25 min é o tempo da sopa cozer (portanto, a batata iria ficar demasiado cozida) e, no fim, a batata ainda vai ao forno.
Esta pode ser igualmente uma forma de aproveitar batatas cozidas. 




batata gratinada com bacon e ervilhas ~ 

Ingredientes:

500 g água
500 g batata, descascada e cortada em quadrados ou rodelas
Sal q.b.
150 g bacon, cortado em cubos
120 g de ervilhas congeladas
20 g azeite
200 g queijo fresco de barrar ou crème fraîche
150 g leite
Pimenta q.b.
salsa ou coentros picados q.b. (usei cebolinho desidratado)

Preparação Thermomix®:

Coloque no copo a água, a Varoma com o tabuleiro com papel vegetal e a batata polvilhada com sal, programe 15 min/ Varoma/ vel 1. Aos 7 min, adicione o cesto com as ervilhas. Retire e reserve.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
No copo vazio coloque o bacon e o azeite e refogue 5 min/ Varoma/ vel 1.
Adicione o queijo fresco de barrar, o leite, a pimenta, o sal e a salsa e envolva 10 seg/inversa/vel 3.
Num pyrex, coloque as batatas e as ervilhas e verta por cima o preparado. Leve ao forno a 200ºC por cerca 20 minutos. 






Siga-me aqui:

chocolate branco quente aromatizado com menta

Pegando na receita de chocolate branco quente, reinventei-a para um lanche diferente.




Ingredientes:
100g chocolate branco em pedaços
400g leite
2/3 colheres de chá de amido de milho (conforme a consistência que desejar)
1 colher café de essência de menta
1 colher café de corante alimentar verde


Preparação Thermomix®:
Colocar o chocolate partido no copo e dar uns 3 toques Turbo.
Juntar os restantes ingredientes e programar 8min/ 90º C/ vel 4.
Deixar arrefecer um pouco e servir.




donuts

Estava desejosa de experimentar a máquina de donuts e estreei-a com esta receita de mini-donuts (recomendada pela minha amiga Deia). Acabei por não fazer nenhuma cobertura e provei-os simples. A massa pode ainda ser aromatizada com raspa de limão ou laranja ou até baunilha.
A massa fica muito líquida. Poderá ser boa ideia usar um saco de pasteleiro para a colocar na máquina de donuts ou no forno, caso opte por cozê-los no forno.



Ingredientes:
3 ovos
120 gr de açúcar
5 colheres sopa de óleo (25/30g)
110 gr. de leite
250 gr. de farinha
2 colheres (chá) de fermento

Preparação Thermomix®:

Colocar a Borboleta na Bimby e bater os ovos com o açúcar durante 3 min/ vel.3.
Adicionar os restantes ingredientes e misturar 1 min / vel 3.

Cozer os donuts na máquina.







doughnut or donut (/ˈdnət/ or /ˈdnʌt/) (see spelling differences) is a type of fried dough confectionery or dessert food. Doughnuts are popular in many countries and prepared in various forms as a sweet snack that can be homemade or purchased in bakeries, supermarkets, food stalls, and franchised specialty outlets. They are usually deep-fried from a flour dough, and shaped in rings or flattened spheres that sometimes contain fillings. Other types of batters can also be used, and various toppings and flavorings are used for different types, such as sugar glazing, chocolate glazing, or maple glazing.
The two most common types are the toroidal ring doughnut and the filled doughnut, a flattened sphere injected with fruit preservescreamcustard, or other sweet fillings. A small spherical piece of dough may be cooked as a doughnut holeOther shapes include rings, balls, and flattened spheres, as well as ear shapes, twists and other forms. Doughnut varieties are also divided into cake and risen type doughnuts.

Siga-me aqui: follow us in feedly

Yum

sexta-feira, 24 de maio de 2013

iogurtes de limão e bolacha de chocolate

Já estava na altura de fazer mais iogurtes e aqui está mais uma mistura original. A minha ideia era fazer algo que lembrasse cheesecake de limão porque há (ou havia) uns iogurtes de compra precisamente com esse sabor. Para isso, devia ter utilizado bolachas digestivas e curd de limão. Na falta de ambos, inventei com o que havia na despensa: limão e bolachas com pepitas de chocolate.





Ingredientes:
1000g de leite meio-gordo fresco
1 iogurte natural
3 colheres sopa de leite em pó
1 limão (casca, só a parte amarela)
6 bolachas com pepitas de chocolate
100g de açúcar (amarelo)

Preparação Thermomix®: 
Triturar as bolachas 10 seg/ vel 7. Reservar.
Colocar no copo o leite e no cesto colocar a casca de limão e programar 8 min/ 90º C/ vel 1. Deixar arrefecer até (a Bimby marcar) 50º C e retirar o cesto.
Adicionar as bolachas trituradas, o açúcar, o leite em pó e o iogurte e misturar durante 20 seg/ vel 4.
Esterilizar os copos de iogurtes no micro-ondas (cerca de 1 min na temperatura máxima).
Deitar o preparado nos copos de iogurte e colocar na iogurteira durante 8-10h  OU envolva numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente (dentro do forno desligado).

Preparação tradicional:
Triturar as bolachas num robot de cozinha. Reservar.
Numa panela, ferver o leite com a casca de limão. Deixar arrefecer por completo.
Adicionar as bolachas trituradas, o açúcar, o leite em pó e envolver até ter uma mistura homogénea.
Esterilizar os copos de iogurtes no micro-ondas (cerca de 1 min na temperatura máxima).
Deitar o preparado nos copos de iogurte e colocar na iogurteira durante 8-10h  OU envolva numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente (dentro do forno desligado).





Caso não tenha iogurteira, pode fazer uma iogurteira caseira.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

banana bread

Já tinha esta receita do blog Sabores de Canela guardada há alguma tempo para experimentar. Hoje foi o dia porque as bananas que cá tinha já estavam bastante maduras.
Modifiquei umas quantas coisas na receita mas deixo aqui a receita original com as minhas alterações. A forma mais adequada para cozer a massa (dado que é um pão) seria a de bolo inglês.





Ingredientes:
125 g de manteiga
170 g de açucar
2 ovos
2 colheres de sopa de rum (opcional) | usei vinho do Porto
250 g de farinha para bolos (usei farinha tipo55 e acrescentei 2 colheres de chá de fermento para bolos)
½ colher de chá de sal
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de noz moscada moída
½ colher de chá de canela moída
4 bananas pequenas / 2 grandes (usei 3 bananas médias)
(1 colher de chá de açucar baunilhado)
75 g de nozes picadas (usei 100g porque prescindi das passas)
(75 g de passas)


Preparação Thermomix®:
No copo da máquina misture os açucares e a manteiga na velocidade 5, durante 40 segundos. Aos 20 segundos sem parar a maquina (mas reduzindo a velocidade) , deite os ovos um a um e o rum pelo copo da tampa.
(Entretanto, rale a noz moscada e a canela.)
Adicione as especiarias, o bicarbonato, o sal, a farinha (e o fermento) e misture 10 segundos na velocidade 5.
Junte as bananas partidas em pedaços e triture poucos segundos na velocidade 5.
Para finalizar deite (as passas e) as nozes no copo e envolva na velocidade 2 1/2, 4 segundos.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, numa forma (de pão) durante 40 minutos (use o truque do palito).








Siga-me aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...