Publicação em destaque

limonada de framboesas

Com o tempo, finalmente, a querer aquecer, nada como uma fresca limonada de framboesas. As framboesas são ricas em vitamina A, ácido fólico...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

dicas | lifecooler

Encontrei estas duas ofertas no lifecooler e não resisto a partilhar.
Andava já algum tempo a ver estes raladores multifunções e achei que este está com um preço muito simpático.
Quanto ao robot de cozinha, confesso que desconheço a marca mas pareceu-me um bom negócio.
O forno para hot dogs pareceu-me um mimo. Adoro gadgets e adorava ter mais espaço para ter este tipo de coisas em casa. Provavelmente, só os usaria uma ou duas vezes.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

caldo de legumes caseiro III

O caldo de legumes caseiro cá em casa desaparece. E, por ser tão usado, de tempos a tempos há que voltar a repetir e encher um boião grande. Além de ser uma receita simples, é bastante fácil de fazer e muito económica. Com estas quantidades, rende cerca de 800 g de caldo de legumes.
Volto a colocar a receita porque, desta vez, resolvi simplificá-la ainda mais. Para um caldo de legumes caseiro delicioso, podem-se usar quaisquer legumes, desde que variados. Pode até ser congelado em cuvetes de gelo. Prefiro guardar num boião grande.
Para usar é também bastante simples: um colher de chá corresponde a aproximadamente 1 caldo e usa-se uma colher de chá com 500 g de água para obter 500 g de caldo.


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

dica | descontos em livros na WOOK

Só hoje (e desde já lamento só avisar agora mas até à meia noite ainda é dia), a WOOK está com 20% de desconto em livros. O desconto pode chegar aos 25% se levar 2 ou mais livros.



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

pink lemonade com limas e hortelã

Já há muito tempo que não fazia limonada. Desta vez, encontrei limas baratíssimas e resolvi improvisar. Adoro limas! Gostava tanto de encontrar sempre as limas a 0,99€/kg nos supermercados! O preço habitual é quase o quádruplo. Bom, mas como encontrei estas limas, resolvi fazer uma pink lemonade porque já não bebíamos limonada há que tempos. Ficou maravilhosa!


domingo, 26 de janeiro de 2014

fettucini com pesto de hortelã e amêndoa

Esta receita consta no livro Fast, Fresh, Simple da Donna Hay e pareceu-me tão deliciosa. Adoro a maneira despretenciosa e simples como a Donna Hay apresenta as receitas mas, principalmente, adoro as combinações de sabores. E é tudo tão simples de fazer que é impossível não gostar.
Fiquei fã da maioria das massas que a Donna Hay apresenta no seu programa e quando vi esta receita no livro, tinha que a experimentar.
Estas quantidades estão pensadas para uma refeição de duas pessoas e ficou tão deliciosa quanto aparenta!


pesto de hortelã e amêndoa

Fiquei fã da Donna Hay ao ver os seus programas no 24 Kitchen. Acabei por comprar o Fast, Fresh, Simple e só tenho um reparo a fazer ao livro. Apesar de as receitas serem fabulosas, o livro em si é demasiado grande. Deveria ser num formato mais pequeno, mais manejável. Mas tem imensas fotos, uma de cada receita e isso, para mim, é excelente.
Ao folhear o livro encontrei uma variação fantástica do molho pesto tradicional e resolvi experimentar para um almoço rápido, leve e delicioso.


iogurtes de côco com biscoito de côco

Os iogurtes de côco sempre me deixaram intrigada. Por um lado, toda a gente diz maravilhas deles e, por outro lado, a minha resistência à textura do côco ralado (que tanto me desagrada) sempre me impediu de os fazer. Pus de lado a minha resistência e aventurei-me. Fiquei rendida ao cheiro maravilhoso assim que abri a embalagem de côco ralado e ainda mais deliciada fiquei com o aroma ao verter o preparado para os boiões.
Resolvi adicionar uma bolachinha em cada iogurte para lhes dar um sabor que lembrasse tarte.
Desta vez, rendeu-me para 10 boiões de iogurte. Bom, na realidade 9 boiões porque houve dois que ficaram acima de meio. (Achei que estavam cheios por causa da espuma de leite no preparado.) Como a minha iogurteira só tem 7 boiões, deixei os restantes envolvidos numa manta polar dentro de uma marmita térmica colocada no forno.


Alimento

No banquete das musas, meu talher
foi parco, minha fome foi estrita
Era a ração de um pássaro, colher
quase vazia... Entanto, outra, infinita
mesa surgia, branca, e nela tudo
sorrindo se propunha ao paladar.
Ceia de solidão e vento... Mundo,
eu me fartava, fazendeiro do ar.


Carlos Drummond de Andrade
in "Nova Reunião - 23 livros de poesia 3"; Viola de Bolso,
Edições BestBolso, 2010, Rio de Janeiro.


sábado, 25 de janeiro de 2014

extractos caseiros

Já andava há imenso tempo para me dedicar a fazer extractos caseiros, nomeadamente de baunilha e de menta. Hoje foi o dia de começar a preparação. Agora, novidades e detalhes sobre os mesmos só daqui a 2 meses. Ainda tenho mais ideias para uns quantos mas tudo a seu tempo.


tempo de preparação: 2 meses
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: -
ingrediente principal: vodka


Siga-me aqui:

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

bolo de lemon curd na caneca

Adoro bolos de caneca. São práticos, rápidos e deliciosos. Perfeitos para o pequeno-almoço ou lanche.
Para o meu bolinho, baseei-me nesta receita mas reduzi o açúcar.
Ficou um bolinho muito saboroso para um pequeno-almoço preguiçoso.

bolo na caneca

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

pataniscas de batata doce e cebola frita

Já andava há algum tempo com ideia de fazer pataniscas com legumes mas ainda não foi desta. Essa receita ainda está guardada em rascunhos. Mas, hoje lembrei-me das pataniscas com legumes quando descobri cebola frita à venda no Jumbo, a peso. Assim que lhe senti o aroma, meti na cabeça que ainda hoje iria fazer alguma coisa com aquela maravilha. E como ainda tinha batata doce que encontrei baratíssima na mercearia (a 0,99€, o quilo), resolvi misturar as duas e foi aí que me lembrei das pataniscas de legumes. Para a confecção, adaptei à Bimby esta receita do blog Delicatessen.
Estas pataniscas são perfeitas para serem acompanhadas por uma salada e para a marmita.


panquecas de iogurte

Ontem foi o meu aniversário e estive de férias. Tal como hoje (e amanhã). Por isso, hoje resolvi começar o dia com panquecas!
Fui buscar a receita ao blog da Joana Roque e adaptei à Bimby. (Achei super curioso esta receita ter sido publicada exactamente há um ano atrás.) Adoro o blog da Joana e as receitas que a Joana apresenta. Dos seus livros só tenho o primeiro, que comprei assim que saiu, mas os restantes estão na minha wishlist.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

risotto de alho-francês e bacon

Trago mais uma receita do livro 7 dias com a Bimby porque estou, de facto, encantada com este livro. Actualmente, é o meu livro favorito com receitas para a Bimby! Desde que chegou cá a casa que tem estado quase sempre fora da estante. (Coloquei uma foto mais recente da estante mas ainda não actualizei a lista de livros de culinária que, olhando para a estante, percebe-se logo porquê.)

Temos sido algo reticentes ao risotto cá por casa. A primeira aventura foi uma receita que não deixou memória. O risotto ficou bom mas não achámos nada de especial. Sinceramente, nem me recordo o que levava. Ficou cremoso, como se quer, mas de sabor nao era de mais.
Pessoalmente, adoro arroz! Por isso, tinha que gostar de risotto. Lá me aventurei nesta receita, ainda com algumas dúvidas, mas na esperança de que corresse bem. Acabou por ficar extremamente saboroso e muito cremoso. E até fiquei com ideias para novas experiências.
Esta receita é perfeita para usar SAL&VIDA. Só temperámos ao servir e ao gosto de cada um. Mas, para os mais tradicionais, deixo a receita quase idêntica à do livro.


parceria | Du Bois de la Roche

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Du Bois de la Roche.

passatempo: giveaway | SAL&VIDA

Em semana de comemorações, aqui está um novo passatempo, conforme mencionei aqui.


O prémio é uma embalagem de SAL&VIDA juntamente com um caderno de receitas.



SAL&VIDA é um sal 100% natural com 5x menos sódio do que o sal tradicional. É extraído de forma natural das salinas de Formentera, o habitat do maior e mais antigo ser vivo à face da terra, a Posidónia Oceânica.
A Posidónia Oceânica oxigena e promove uma filtragem natural das águas que rodeiam a Ilha de Formentera, deixando-as cristalinas e puras.
SAL&VIDA está indicado para toda a população: crianças, adultos, idosos, grávidas e lactantes, hipertensos ou não. 
SAL&VIDA deve ser utilizado como qualquer outro sal, quer durante a confeção dos alimentos (através do pulverizador ou utilizando a tampa como doseador), quer diretamente no prato, por exemplo, em saladas. São aconselhadas 3 a 6 pulverizações por prato dependendo do gosto de cada um.
SAL&VIDA está à venda em farmácias e parafarmácias.


* O prémio só será enviado para moradas em Portugal.


Para se habilitar basta:

1. Gostar das páginas de Facebook:
Telita na Cozinha: https://www.facebook.com/TelitaNaCozinha
SAL&VIDA: https://www.facebook.com/SAL.VIDA.sal.quenaofaz.mal

2. Partilhar publicamente a foto do passatempo no Facebook e deixar comentário tagando 3 amigos.

3. Tornar-se seguidor, sempre que possível, do blog: Telita na Cozinha

4. Preencher o formulário abaixo com os dados solicitados. (O email servirá, unicamente, para contactar o vencedor, sendo opcional.).



Só poderão ser consideradas as participações que cumprirem todos os critérios. Caso contrário, a participação não será considerada válida e não entrará no sorteio. E, claro, será eliminada do ficheiro.

A validação do passatempo será feita verificando se a partilha da foto está visível (ou seja, se é pública), se o comentário na foto foi efectuado tagando 3 amigos e verificando a adesão a este blog e às páginas.



O passatempo irá decorrer entre 21 de Janeiro e até às 23:59 do dia 02/02/2014.
O vencedor será divulgado a partir de 03/02/2014.

Para obterem o link exacto da vossa partilha pública, clicar nas horas da vossa partilha no Facebook.
Não é o link do vosso perfil de Facebook mas, sim, o link da vossa partilha pública do passatempo no Facebook.
Não irei validar as participações uma a uma, corrigindo os links. As participações que não cumprirem os critérios não serão contabilizadas.

A atribuição será feita por random.






Siga-me aqui:

sábado, 18 de janeiro de 2014

milho frito

Aqui há uns dias estava a ver no 24Kitchen o Prato do Dia dedicado às ilhas. Quando vi a Filipa Gomes a preparar a receita de milho frito madeirense, apeteceu-me logo experimentar e lembrei-me que no livro Bimby - Cozinha Regional Portuguesa havia uma receita de milho frito que me tinha logo chamado a atenção. As receitas das ilhas são sempre surpreendentes!
Conheço bem a gastronomia açoriana por ter passado férias numerosas vezes, em adolescente, na ilha de São Miguel em casa de familiares. Não há nada melhor do que comida caseira para realmente saborear os diferentes paladares em viagens. Nunca visitei o arquipélago da Madeira, com muita pena minha, mas já tive oportunidade de provar pratos madeirenses em restaurantes típicos. Contudo, bem sei que ir a um restaurante típico no Continente é bastante diferente de estar lá mas foi o mais aproximado que tive de provar a gastronomia madeirense.

crocantes de arroz e chocolate

Fim-de-semana e dois dias de descanso! Esta semana foi mais uma semana intensa de trabalho e chego ao fim (da semana) a pensar que me tornei praticamente uma blogger de fim-de-semana. Tivessem os dias mais de 24h e, entre as 8h de trabalho mais as quase 2h de transportes diariamente, teria certamente mais tempo para me dedicar ao blog. Por outro lado, comecei a ter rotinas com horários que sempre quis ou que há já alguns anos queria, ou melhor, precisava. Sinto-me tão contente por ter um horário normal de trabalho com folgas aos fins-de-semana e dispensas aos feriados! Quem já trabalhou por turnos e em horários rotativos sabe, realmente, o que custa e o que se perde ao longo dos anos com horários menos convencionais. Há alturas mais complicadas que outras e o principal afectado é o descanso em si, assim como a vida familiar.

Mas, vamos ao que me trouxe aqui hoje. Esta receita consta do livro 7 dias com a Bimby, um dos mais recentes da minha biblioteca de culinária. Apesar de ser uma receita oficial, portanto, testada, deparei-me com uma pequena, grande, dificuldade ao executar a mesma. A quantidade de chocolate parece-me pouca para tanto arroz tufado. Por isso, recomendo vivamente só fazerem com metade do arroz tufado (ou cereais de arroz tufado). Ainda assim, deixo a receita original e notas.


Com esta sugestão, participo na 10ª edição d' A Escolha do Ingrediente em que o o ingrediente escolhido é o chocolate e o blog anfitrião é A Alfacinha. Também com esta receita participo no desafio da Mª João para comemorar o 1º aniversário do Ponto de Rebuçado. O blog fantástico da Mª João faz 1 ano e o desafio consiste em levarmos para festa uma receita com chocolate, o ingrediente preferido da Mª João!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

salada descomplicada

Para o começo da semana, nada como uma salada descomplicada para acompanhar os deliciosos panados de peru do talho. Normalmente, quando comemos fritos acompanhamos com salada. Ou melhor, é por estarmos a comer fritos que acompanhamos com salada.
Esta é uma salada muito simples em que aquilo que a enriquece é o molho que é maravilhoso. Além do molho, a salada foi temperada com SAL&VIDA. A quantidade recomendada é de 3 a 6 pulverizações por dose individual.
Prefiro sempre só temperar a salada na altura de comer, ao gosto de cada um, servindo sempre a salada em tigelas individuais a acompanhar o prato.

Estejam atentos porque em breve vou ter uma surpresa! Alguém vai ter a oportunidade de provar SAL&VIDA!
E não se esqueçam do meu desafio de aniversário!


parceria | SAL & VIDA

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a SAL&VIDA.

domingo, 12 de janeiro de 2014

iogurtes com lemon curd

Os meus primeiros iogurtes de 2014 são iogurtes de lemon curd, iogurtes esses que andava para fazer há imenso tempo mas o tempo foi passando e estes foram ficando para fazer depois. Como, para esta receita, implica fazer duas receitas seguidas e porque faço sempre iogurtes à noite, fui deixando para fazer mais tarde. E decidi-me que estava na altura! Se decidirem, como eu fiz, em fazer o lemon curd e, imediatamente a seguir os iogurtes, nem é preciso lavar o copo da Bimby. Mas é necessário ter frascos esterilizados preparados para o lemon curd, tal como os boiões dos iogurtes.
A receita vem no maravilhoso livro "Velocidade Colher" da Susana Gomes do blog No Soup For You. Acabei por alterar ligeiramente as quantidades porque usei 1 litro inteiro de leite do dia para 8 boiões de iogurte (com capacidade de cerca de 200 ml cada um).

lemon curd

Há várias receitas de lemon curd. Esta é a do livro base da Bimby e nunca me deixou ficar mal. No entanto, deixo outra que encontrei no RoboGourmet.
O lemon curd é bastante versátil e tem uma enorme variedade de usos: pode ser usado em torradas, em scones, gelados, panquecas, crepes, recheio e cobertura de bolos e tortas, pavlovas ou, simplesmente, misturado com iogurte natural.

sábado, 11 de janeiro de 2014

waffles caseiros

Após uma semana algo conturbada em que até fiquei em casa dois dias doentinha, com pequenas maleitas que juntas me deixaram quedada, chego ao fim-de-semana e apetece-me waffles! Esta semana parecia nunca mais acabar, até tive que suportar a confusão dos transportes públicos com a greve do metro em Lisboa. O que não é nada de novo porque tem havido greve de metro de manhã todas as Quinta-feiras mas, ainda assim, é muito aborrecido ter que me meter num autocarro para atravessar a cidade toda, ainda mais caótica, para chegar (atrasada) ao trabalho (por causa do trânsito). Enfim...

Chegando a Sábado, após dormir mais umas quantas horas, apetecia-me começar o fim-de-semana da melhor maneira e, para isso, nada melhor que uns waffles!
A receita é do livro Bimby - Massas e Doces, à qual fiz uma ligeira alteração no modo de preparação.


desafio de aniversário


Janeiro é o mês do meu aniversário. No dia 22 completo 38 primaveras. Bom, no meu caso invernos.
Já não sou muito de saídas. Prefiro reunir os amigos à mesa, conversar e partilhar um serão. Mas, um aniversário é uma celebração e deve ter bolos, doces, bolachas, sobremesas, bebidas, entradas, aperitivos, etc.

Por isso, lembrei-me de deixar aqui um desafio: até ao final deste mês, partilhem comigo as receitas que trariam para a minha festa de aniversário (deixando por aqui um comentário para eu não perder pitada). Pode ser o que quiserem, desde que seja uma receita nova. O limite é a vossa imaginação! No final do mês, mostrarei todas as vossas receitas. Peço somente que façam referência a este post e, se quiserem, usem a imagem.

Como prenda, ficaria muito contente se se tornassem seguidores do blog e da página de Facebook.


Siga-me aqui:

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

crumble de abóbora e peru

Já tinha feito esta receita antes e correu menos bem mas ficou-me a vontade de a experimentar de novo. Na primeira experiência, o que correu mal foi o crumble porque medi mal os flocos de aveia e o crumble ficou péssimo. No entanto, os sabores de base ficaram fantásticos e pareceu-me uma excelente receita para estrear 2014. É também uma excelente receita para aproveitar sobras de peru e até pode ser convertida em receita vegetariana, substituindo o peru por tofu ou seitan.
A receita consta do livro O meu ano com a Bimby, entre outras receitas sugestivas. E, claro, adaptei ao meu gosto. Foi um jantar fantástico e com estas quantidades (para 6 pessoas, segundo a receita) ainda sobra para a marmita, isto se tiverem onde aquecer a comida no local de trabalho. Se não tiverem, espreitem esta USB LunchBox Warmer (ou marmita USB, como me habituei a chamá-la) que dá para aquecer a comida ligada directamente ao computador ou ligada à corrente.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Dezembro de 2013 | Em Dezembro chuva, em Agosto uva.

Apesar da falta de tempo (e de luz natural para melhores fotos), consegui publicar em Dezembro 28 posts apesar de nem todos terem sido com receitas.
Aqui ficam as receitas mais vistas do mês de Dezembro e o blog com um novo look.



♠ irish cream bundt | bundt de licor de whisky com ganache de chocolate
♠ filhoses de forma com especiarias
♠ gomas caseiras
♠ compota de laranja | orange marmalede
♠ bolo-rei de chocolate e morango


Das estatísticas:
→ 286 publicações
→ 463 seguidores no blog! ♥
→ 101430pageviews no blog
→ 2276 seguidores na página


♠ Convidem amigos para a página e, principalmente, para o blog! ♠


♠ Experimentem a nova ferramenta para convidar amigos na página de Facebook.

♠ Adiram ao blog e convidem os vossos amigos do Google+.

Já conhecem o grupo no Facebook Receitas com Robots de Cozinha e a comunidade Google+ Receitas com Robots de Cozinha ? Adiram! Juntem-se e partilhem as vossas receitas elaboradas com um robot de cozinha.





P.S.: Vai haver novo passatempo muito brevemente!





Siga-me aqui:   

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

granizado de champanhe com morangos

Para uma noite especial, um granizado de champanhe com morangos. Não sei bem de onde vem a tradição mas o peru, no Natal, deve ser acompanhado com champanhe. Este granizado é perfeito para acompanhar o peru, e excelente para desfilar junto às iguarias de Natal da 8ª edição do Dia Um... Na Cozinha.


Bom Ano Novo!

Que 2014 venha recheado de coisas boas!



Siga-me aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...