domingo, 27 de abril de 2014

tarte de chocolate, pêra e avelãs

Para um jantar em casa de amigos, fiquei de levar uma sobremesa. Decidi-me a fazer algo novo e acabei por escolher uma das receitas da popina, as quais me têm saído sempre bem e são sempre absolutamente deliciosas e até parecidas com a foto da receita! Este vai ser, sem dúvida, um daqueles livros do qual irei experimentar as receitas todas! Além da combinação de sabores fantástica, agrada-me especialmente a facilidade de confecção das receitas e a precisão com que são explicadas.
Esta tarte é para uma tarteira de 23cm de fundo amovível. (Claro que andei primeiro a medir as tarteiras antes de meter as mãos na massa.) Ao ler a receita, parece ser complexa por ser feita com 3 massas diferentes mas, na realidade, não é, de todo. (Acho que vou levar mais tempo a explicar do que levei a fazer a tarte.)



sábado, 26 de abril de 2014

panquecas de chocolate

Nada como começar o fim-de-semana com panquecas! E se forem de chocolate, ainda melhor.
Tenho andado cansada, a precisar de férias, e o chocolate ajuda a recuperar energia, assim como banana que comi a acompanhar estas deliciosas panquecas de chocolate.



acordei bemol
tudo estava sustenido

sol fazia
só não fazia sentido


Paulo Leminski
in Toda Poesia.
Companhia das Letras, São Paulo, 2013.



sexta-feira, 25 de abril de 2014

farófias

Se há sobremesa que adoro é farófias e nunca pensei que fosse tão simples fazer em casa com a Bimby. Além de deliciosas, do ponto de vista nutricional, é também uma sobremesa saudável.
Estas ficaram deliciosas e são tão simples de fazer que ainda me interrogo como não as fiz mais cedo!
Os dias que, apesar de soalheiros, não esticam e a falta de tempo só deixaram que esta receita aparecesse agora. Entretanto, as farófias já desapareceram.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

almôndegas tandoori masala e arroz kashmiri

Quando está a apetecer uma receita de inspiração indiana, nada como misturar receitas e ideias!
Andava já há algum tempo para experimentar a receita de arroz kashmiri que vem no livro (Bimby) da Índia. Para acompanhar, resolvi fazer umas almôndegas inspiradas nas receitas em 15 minutos de Jamie Oliver (que acabei de encomendar aproveitando o desconto de 20% na wook).
As almôndegas ficam com um ar bastante avermelhado ainda cruas devido ao tandoori masala. Depois de cozinhada, ficaram assim mais pálidas. Quanto ao arroz, o amarelo vivo é da adição do açafrão-das-índias à água. Ficou uma refeição colorida e com sabores fantásticos!



domingo, 20 de abril de 2014

folar doce

Se estamos na Páscoa, tem que haver folar! Após algumas pesquisas e ler algumas receitas, resolvi-me a fazer a receita de folar doce da donabimby dando-lhe um toque pessoal: usei açúcar moreno em vez de açúcar branco e juntei erva-doce. (Abaixo deixo o video da donabimby com a receita.)
Na receita original o fermento usado é fermento fresco. Como não tinha em casa, resolvi usar meia saqueta de fermento de padeiro seco - o que não correu bem. O fermento não activou e o folar não levedou nem cresceu como deveria. Contudo, de sabor está fantástico e, por isso, não resisti a deixar a receita.


Pão Nosso

País nosso que nada tens teu
Delapidado está o teu bom nome
Por vir a nós um novo reino
Que nos ditou a bestialidade
Até que a honra se perdeu

O pão nosso e a ousadia dá-nos hoje
Desperta-nos da nossa indiferença
Para não perdoarmos de novo
A quem nos tem ofendido
E deixa-nos cair na tentação
De nos livrarmos do mal
Que aí vem.


Ana Zanatti
in este é o meu corpo,
tea for one, Janeiro de 2013


sábado, 19 de abril de 2014

pudim de chocolate com vinho do Porto e baunilha

No Livro Base da Bimby ainda encontro receitas que me deliciam. Desta vez, porque estamos na Páscoa, não resisti ao flan de chocolate e também porque tenho pouquíssimas receitas de chocolate publicadas.
Fiz pequenas modificações para dar mais aroma aos pudins. Usei ramequins de 9cm mas o ideal é usar um tamanho abaixo para caber tudo na Varoma.
Além de serem uns pudins deliciosos, são extremamente simples de preparar e fazem-se num instante.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

marca DIA do Minipreço

Penso que a marca DIA do Minipreço não é desconhecida de ninguém. Pessoalmente, frequento cada vez mais o Minipreço e há já alguns produtos DIA que não dispenso. 
No Minipreço há sempre preços baixos e promoções todas as semanas. No site podem ainda encontrar-se receitas.

A rede de supermercados Minipreço existe desde 1979 e foi pioneira no lançamento do conceito discout apresentando os primeiros produtos de marca própria - DIA.
Em 1998, a marca DIA adquire a cadeia Minipreço mantendo a marca própria.


terça-feira, 15 de abril de 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

resultado . passatempo | Odisseias

Antes de mais, em parceria com a Odisseias, agradecemos a todos os que participaram no passatempo e lamentamos o atraso na divulgação do resultado do passatempo.

Recordo que os critérios foram a apresentação, a originalidade e o modo de preparação.
Os prémios a atribuir são:

1º lugar - pack Jantar a Dois
2º lugar - pack Petiscos Gourmet


domingo, 13 de abril de 2014

queques de espelta com cenoura, maçã e sementes de abóbora

O livro da popina - iguarias saudáveis é, sem dúvida, uma delícia. Apetece experimentar todas as receitas! Além de que todas as receitas são extremamente simples de confeccionar.
Desta vez, a receita eleita foi com farinha espelta que eu andava desejosa de experimentar. Os queques ficam com uma textura fantástica e com um sabor delicioso.
Segundo a receita, estas quantidades são para 6 queques mas rendeu-me para 9.





Março de 2014 | Em Março, onde quero eu passo.

Atenção: a frase é do almanaque Borda d' Água!
Apesar de os dias andarem a ficar cada vez maiores, o meu tempo para poder publicar novas receitas tem diminuído consideravelmente. E se mal tenho tido tempo para me dedicar ao meu blog, ainda mais complicado (senão mesmo impossível) visitar os blogs que sigo e até deixar comentários. 
Até este post, com o resumo de Março, está atrasado. Deveria ter sido publicado logo no primeiro de Abril e só hoje é que aqui está.



♠ barras de cereais com maçã e canela
♠ bolo de maçã e canela na caneca
♠ flognarde de morangos
♠ cheesecake de laranja
♠ quiche de bacalhau e espinafres
♠ queques de feta e tomate
baked beans com cerveja e frango


Das estatísticas:
→ 31 publicações em Março
→ 543 seguidores no blog! ♥

→ 3362 seguidores na página
→ 15001 pageviews no blog (em Março)
→ 9678 visitas ao blog (em Março)


sábado, 12 de abril de 2014

quiche de requeijão, salmão e espinafres

Das coisas mais simples de confeccionar é uma quiche, além de que é excelente para limpar o frigorífico e combinar sabores novos. Para esta quiche resolvi adicionar salmão fumado a uma combinação de sucesso: requeijão e espinafres.
Uma das grandes vantagens de fazer uma quiche grande é que se pode congelar em fatias e, assim, se tem uma prática refeição para a marmita.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

pão de beterraba

Porque hoje se comemora o Dia Mundia da Sáude, nada como um pão caseiro de beterraba para o comemorar condignamente.
Já há bastante tempo que não faço pão caseiro e um dos que me ficou na memória foi o pão de abóbora e que acabou por servir de inspiração para experimentar fazer pão mas com beterraba. Ficou absolutamente delicioso!
A massa ficou com um tom rosa lindo do qual, infelizmente, não tirei fotos. Depois de cozido, mal se nota a cor. A massa fica bastante liquida mas leveda muito bem e a cozedura é bastante rápida.


domingo, 6 de abril de 2014

iogurtes cheesecake de laranja

Não há nada como iogurtes caseiros, principalmente porque os podemos aromatizar ao nosso gosto. Desta vez, o sabor foi de laranja com pedaços de biscoitos também de laranja. Estes biscoitos têm um sabor fantásticos e são tão crocantes que preferi colocá-los partidos grosseiramente do que triturá-los para adicionar aos iogurtes.

sábado, 5 de abril de 2014

horta na varanda | microvegetais

Aparentemente a água da chuva constante ajudou ao crescimentos dos microvegetais. Continuo sem perceber quanto tempo mais terei de esperar.



quarta-feira, 2 de abril de 2014

delícia de morango

À semelhança da delícia de ananás, e porque já há imensos morangos por aí, resolvi-me a repetir a receita mas com outro sabor. Desta vez, aconteceu um pequeno percalço: o mascarpone é tão pesado que se afundou dentro do pudim e não consegui criar duas camadas distintas. Portanto, para um melhor efeito visual, teria sido melhor ter feito ao contrário mas o que importa, mesmo, é o sabor e esse está garantido.
A receita surgiu porque comprei uma daquelas caixas que agora se vêem por aí à venda cheia de morangos mas, quando dei por mim, os morangos já estavam demasiado maduros e alguns deles em mau estado. Infelizmente, antes de comprar a dita caixa não me foi possível verificar se todos os morangos estavam realmente capazes. As desvantagens de comprar em supermercado ao invés de na mercearia...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...