Publicação em destaque

limonada de framboesas

Com o tempo, finalmente, a querer aquecer, nada como uma fresca limonada de framboesas. As framboesas são ricas em vitamina A, ácido fólico...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

pizza de requeijão e salmão fumado

Esta pizza é uma clara homenagem à maravilhosa tiborna de salmão fumado da petiscaria-bar Arranca-Corações, um dos meus locais de eleição em Lisboa. Conheci o espaço com a Marisa do Sweet My Kitchen e ambas ficámos fãs, tanto do espaço como da comida. Nessa noite, provámos a tábua de queijos e duas tibornas. Deliciei-me com a tiborna de salmão fumado e, por isso, resolvi tentar reproduzi-la em forma de pizza.
Esta receita de massa de pizza é perfeita para fazer ao Domingo porque a massa rende para três bases de pizza e assim fica-se logo com mais duas refeições da semana adiantadas. Ou bastante simplesmente congelar para usar noutra ocasião.




quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

salada verde com croutons e maçã crocante

Nada mais simples do que uma salada para a acompanhar um bom bife! Esta salada é tão simples de confeccionar mas tão saborosa que vale a pena a experiência. Também é excelente para a marmita. Já levei umas quantas vezes e é perfeita para acompanhar uma fatia de quiche, por exemplo.
Pessoalmente, adoro estas saladas bem simples com o sabor excelente do vinagrete a dar-lhes aquele toque especial.



terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

eventos | “Goût de France”


Evento gastronómico “Goût de France” em Portugal (Março de 2015)

A fim de dar a conhecer melhor a gastronomia francesa a nível internacional, e de ilustrar concretamente a sua inscrição no património mundial da Unesco e a sua influência no mundo inteiro, o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional lançou, em colaboração com chefes mundialmente conhecidos, o projecto “Goût de France / Good France”. Este evento reunirá, a 19 de Março de 2015, mais de 1000 chefes, da alta gastronomia ao botequim de qualidade que, nos cinco continentes, irão servir nos seus respectivos restaurantes um “jantar à francesa” para celebrar a gastronomia francesa. Esta refeição prestará homenagem à excelência da cozinha francesa, à sua capacidade de inovar e aos valores que transmite: partilha, respeito pela saúde dos seus contemporâneos e pelo planeta (www.goodfrance.com).

O júri de chefes internacionais presidido por Alain Ducasse anunciou no dia 21 de Janeiro a lista dos restaurantes cujas candidaturas foram seleccionadas. Assim, em Portugal, serão 17 os restaurantes que irão participar neste evento e propor “jantares à francesa” no dia 19 de Março.

Os restaurantes irão realçar a combinação entre a tradição portuguesa e a cozinha francesa com espírito de criatividade e de modernidade, assim como a qualidade dos menus baseados numa cozinha responsável. De facto, a gastronomia francesa transporta uma mensagem de excelência, de vitalidade e de respeito pela saúde e pelo ambiente, associando uma dimensão calorosa dos prazeres da mesa a uma confecção com produtos frescos, da época e proveniente dos produtores locais, com menos gordura, açúcar e sal, mas também acessível a todas as bolsas.

Com este espírito, cada um dos 17 restaurantes compromete-se a doar 5% das receitas à APCOI, Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. Segundo a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus mais afectados pela obesidade infantil. A APCOI trabalha para que a saúde das crianças seja respeitada elaborando estatísticas neste domínio (e conclui que uma em cada três crianças em Portugal apresenta problemas de saúde relacionados com o excesso de peso, das quais 16,8% são obesas) e desenvolvendo uma série de iniciativas pedagógicas nos meios escolares e familiares.

No dia 19 de Março realizar-se-á um “jantar à francesa” na Embaixada de França, a fim de partilhar a tradição gastronómica francesa no Palácio de Santos com convidados portugueses.

Além disso, a Embaixada de França em Portugal, a Atout France e o Institut Français du Portugal (IFP) decidiram acompanhar o evento de 19 de Março, em Portugal, com uma série de eventos associados, que farão com que o mês de Março de 2015 seja, não somente o mês da Festa da Francofonia, mas também o da celebração da gastronomia francesa e o da arte de bem-comer. 



fonte: http://www.ambafrance-pt.org/Evento-gastronomico-Gout-de-France


Siga-me aqui: follow us in feedly

Yum

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

molho vinagrete

Gosto de comer saladas e aquilo que verdadeiramente enriquece uma salada é o molho. Podemos colocar os ingredientes mais deliciosos mas se a salada não tiver um molho magnífico é uma bodega. Além disso, sou particular esquisita no que toca a molhos para salada porque não aprecio o molho habitual de azeite e vinagre. Não consigo, de todo, comer uma salada assim temperada. 
Por isso, resolvi-me a investigar molhos para saladas e começando pelo mais simples, apresento o molho vinagrete.




quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

curd de clementinas

Quando passeava nos blogs, encontrei uma receita que me inspirou. Foi no blog Lume Brando da Teresa Rebelo que encontrei um bolo e curd de clementinas. Ficou a pensar que um curd de clementinas deveria ser algo absolutamente fantástico e tive que me aventurar. 
Não segui a receita da Teresa mas segui a minha receita de lemon curd que me correu sempre bem. 
O curd é bastante versátil e tem uma enorme variedade de usos: pode ser usado em torradas, em scones, gelados, panquecas, crepes, recheio e cobertura de bolos e tortas, pavlovas ou, simplesmente, misturado com iogurte natural. Perfeito para servir num brunch ou, simplesmente, comer à colher.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

eventos | Sabores da Tapada Real de Mafra


Sabores da Tapada Real de Mafra

Mostra gastronómica evidencia produtos endógenos. Aliando a arte de bem cozinhar pratos de caça à divulgação da restauração local, a Câmara Municipal e a Tapada Nacional de Mafra organizam a 9.ª edição da mostra gastronómica “Sabores da Tapada Real”. De 7 a 17 de Fevereiro, 11 restaurantes confeccionam pratos de gamo e javali.

Os animais são provenientes da Tapada Nacional de Mafra, na sequência da acção de gestão cinegética para assegurar o equilíbrio ecológico e a renovação das espécies, dada a inexistência de predadores naturais no espaço que constitui a maior zona verde murada a nível nacional.

A par dos pratos de caça, as ementas dos restaurantes integram outras propostas gastronómicas que colocam em destaque a riqueza endógena do concelho, desde o afamado “Pão de Mafra” aos queijos saloios frescos ou curados, passando pela doçaria tradicional.

Na edição de 2015 participam os seguintes restaurantes: Adega do Convento (Mafra), Casa dos Caracóis (Malveira), Convento da Cerveja (Mafra), João da Vila Velha (Mafra), O Azeiteiro (Mafra), O Brasão (Mafra), Pingo na Brasa (Gradil), Portal do Moinho (Ervideira), Restaurante Saloio (Malveira), Retiro do Volante (Carapinheira) e Sete Sóis (Mafra).

A mostra gastronómica “Sabores da Tapada Real” tem o apoio do Turismo de Portugal, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, do Turismo de Lisboa, do Matadouro Regional de Mafra e do Palácio Nacional de Mafra.

Desde a sua primeira edição, realizada em 2007, já foram servidas cerca de 24.000 refeições de caça, contribuindo para atrair mais visitantes e para reforçar a notoriedade do concelho de Mafra, no âmbito do turismo.

fonte: http://www.tapadademafra.pt/noticias/geral/260-sabores-da-tapada-real-de-mafra.html



Siga-me aqui: follow us in feedly

Yum

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...