Publicação em destaque

granola caseira

A diferença entre a granola e o muesli é que a granola é tostada, cozinhada. Pode-se fazer granola a partir de muesli adicionando óleo (ou a...

sábado, 4 de outubro de 2014

parceria | Oficina da Formiga

É com grande satisfação que anuncio a parceria entre este blog e a Oficina da Formiga.


A Oficina da Formiga nasceu em 1992 com a cobertura da eira da nossa casa gandaresa de 1915, em Ílhavo, e a instalação do forno e das bancadas de pintura manual.
Fruto da influência de mestres e técnicos, da experimentação artesanal, da experiência na direcção industrial e também como formador no sector cerâmico, demos continuidade à reprodução dos motivos e das cores ainda registadas na nossa memória, mas que há muito desapareceram dos nossos ambientes familiares.
Os nossos clientes e amigos voltaram a colocar nas mesas do dia-a-dia, ou em ocasiões de festa, a travessa com o bacalhau, batatas e couves, o prato com as rabanadas, aletria ou arroz doce, a taça com a salada de alface, a tijela com a marmelada, ou utilizando-as simplesmente como peças decorativas.
As peças da Oficina da Formiga são reproduções fieis dos formatos e motivos de louça utilitária, fabricadas na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX provenientes de diversas unidades industriais nacionais que já encerraram, nomeadamente de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Sacavém, Caldas da Rainha e Gaia.
São objectos utilitários que dão resposta às necessidades quotidianas (louça para alimentos e refeições), mas, na sua utilização, podemos voltar a capturar as memórias maravilhosas das olarias populares.
Algumas peças são carregadas de simbolismo – como é o caso do prato da abundância – e são pedaços da história popular que não queremos deixar perder.
Os motivos são baseados nos elementos naturais e tradicionais, peixes, aves, flores e folclore, rebuscados em casas particulares, antiquários, feiras de velharias, livros e museus. As formas são, principalmente, os pratos, travessas, jarras e bacias. Os processos de conformação, pintura e vidragem são manuais, com as mesmas técnicas usadas desde o século XIX.








O meu agradecimento à Oficina da Formiga pelos produtos enviados.

site: http://www.oficinadaformiga.com/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Oficina-da-Formiga/479895802049229


Siga-me aqui:

Yum

2 comentários:

  1. Parabéns pela parceria! Realmente a loiça é mesmo gira, faz-me lembrar aqueles jogos de dar marteladas em fantasmas ou toupeiras :P

    ResponderEliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...